top of page

20 FOTOS INCRÍVEIS SOBRE A DESCOBERTA DA TUMBA DE TUTANCÂMON

Tutancâmon, o 11° faraó da 18° Dinastia, teve um reinado bastante breve: de 1333 a 1323 a.C. Para a história do Egito não contabilizou muitos feitos e sua morte prematura, antes dos 20 anos de idade, e a falta de um herdeiro, poderiam ter transformado o jovem faraó e apenas mais um das centenas que governaram o Egito.

Mas, no século XX, o explorador inglês Howard Carter alçou o rapaz à condição de celebridade post mortem.

A descoberta de Carter não foi um tarefa fácil. Após meses de investimentos do financiador George Herbert, conde de Carnarvon, nada de grandioso havia sido encontrado, apesar dos mais de 25 mil libras gastos na empreitada.

No ano de 1922, já disposto a abandonar o sonho, George Herbert estava pronto para cessar com os investimentos, porém Carter estava determinado em trazer à luz novamente a tumba perdida de Tutancâmon. Diante da determinação do explorador e arqueólogo, Herbert resolveu seguir com seus investimentos na busca.

O interesse de Carter pela tumba do faraó menino havia surgido alguns anos antes, mais precisamente em 1907, quando um advogado aposentado que havia se tornado arqueólogo esbarrou acidentalmente com um poço cheio de objetos e símbolos que levavam com o selo do faraó menino.

A partir da descoberta do advogado, Carter acreditou que a tumba do faraó pudesse estar próxima, uma vez que na mesma região encontravam-se as tumbas de outros grandes faraós: Ramsés II, Meremptah e Ramsés VI.

No entanto, sua grande descoberta estava bem protegida, escondida pela sepultura de Ramsés VI. Quando Ramsés faleceu o Vale dos Reis já estava lotado e sua múmia teve de ficar em um espaço que futuramente seria alvo de ladrões.

Em 4 de novembro, Carter e seus 26 homens de confiança encontram os degraus que levam à tumba.

Lá embaixo, uma porta selada - os selos eram os símbolos das necrópoles reais, com um chacal e nove escravos. Carter esperaria nesse momento por 22 dias até que seu patrocinador pudesse chegar ao Egito para ambos entrarem na tumba.

Em 26 de novembro, o primeiro cômodo, de 8 por 3,6 metros, a antecâmera era aberta e nela estavam baús, vasos, flechas, tronos, além de muita comida.

Desprezando o padrão convencional de catalogar todos os objetos da antecâmera, Carter e Carnarvon decidem no mesmo dia entrar na câmera mortuária que era guardada por uma porta lacrada.

Atrás da porta, Carter achou o que chamou de "parede de ouro maciço" - um dos quatro sarcófagos, que continham três ataúdes do rei, o maior com 110 quilos de ouro.

SLXLM​

​No rosto, a famosa máscara de 11 quilos de ouro maciço e pedras preciosas.

Referências

– “Egypt: Land of the Pharaohs”. Time Life Books Inc. & Ediciones Folio, 2007.

http://www.griffith.ox.ac.uk/gri/carter/gallery/gal-009.html

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page