top of page

KANKU MUSA, O HOMEM MAIS RICO DA HISTÓRIA

Considerado o homem mais rico da história, com uma fortuna avaliada em 310 bilhões de euros na época de sua morte, por volta de 1337, Kanku Musa governou o poderoso Império Mali de 1307 até meados de 1332, usando o nome de mansa Musa.



Sob o seu governo, o reino africano viveu o seu apogeu, abrangendo grande parte da África ocidental, entre o deserto do Saara e a floresta tropical, estendendo-se da margem do Atlântico à região onde se encontra o Mali atual.


Seu império controlava os territórios dos países que atualmente são a Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Mali, Guiné, Burkina Faso, Níger, Nigéria e Chade. Considerando as atuais escalas, ele dominava um território que compreende nove países.


Sobrinho-neto do fundador do Império Mali, Sundiata Keita – que havia conquistado o Império Gana em meados de 1235, na Batalha de Kirina –, mansa Musa chegou ao poder após uma sucessão de imperadores fracos, ocupando o trono daquele grande império que acumulara riqueza pela conquista de terras com riquezas como o ouro, o marfim e o sal. O comércio dessas mercadorias foi a principal das razões para o crescimento rápido do Império Mali.


Usando a religião muçulmana como um traço de união entre as diferentes populações sob seu domínio, Musa demonstrava sua riqueza através de doações e construções de diversas mesquitas e centros de estudos islâmicos, o que tornou Timbuktu um dos principais centros dessa religião.


O imperador chamou a atenção do mundo ao fazer uma peregrinação à cidade de Meca, na Arábia Saudita, considerada a cidade sagrada do islamismo, em 1324. A viagem comprovou a riqueza incomparável daquele imperador africano. Segundo relatos, mansa Musa teria viajado escoltado por um grupo de 60 mil seguidores e 500 servidores com vestimentas de ouro, metal também presente nas bengalas que todos levavam.


Após a sua morte, mansa Musa I foi sucedido pelo filho Maghan I, que acabou deposto em meados de 1336 pelo mansa Solimão, irmão de Musa I. O apogeu observado no século XIV não se repetira nos séculos seguintes e o Império Mali entrou em declínio gradual.



Referências:

http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/22885


http://epocanegocios.globo.com/Curiosidades/noticia/2016/06/como-vivia-mansa-musa-o-homem-mais-rico-da-historia.html


http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/10/121016_homem_rico_bg.shtml


http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/o_mundo_e_dos_ricos.html



Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page