top of page

A HISTÓRIA DE LAIKA: A COSMONAUTA CANINA


A cachorra Kudriavka-Laika foi o primeiro ser vivo a ir para espaço, no dia 3 de novembro de 1957, às 22h28, a bordo da nave Sputnik II.


Laika foi retirada das ruas de Moscou alguns dias antes do lançamento do foguete.

Para esta missão, os soviéticos queriam usar um cão para testar a segurança das viagens espaciais para os seres humanos e escolheram Laika por causa de seu caráter calmo e tamanho reduzido, uma vez que, pesava menos de 6 quilos e media cerca 35 centímetros.


FOTO PUBLICADA NO JORNAL RUSSO PRAVDA EM 13 DE NOVEMBRO DE 1957

Sua expedição foi uma viagem sem retorno e os cientistas soviéticos sabiam disso desde o início. A versão oficial afirma que Laika teve uma morte “assistida”: o foguete Sputinik seria programado para acompanhar e transmitir à base soviética seus sinais vitais bem como para fornecer alimento para ela até que o oxigênio findasse. Quando isso acontecesse, ela receberia alimento com medicação utilizada em eutanásia de cães e morreria sem dor.


Durante muitos anos esta foi a versão oficial foi amplamente divulgada e sendo assim aceita em relação ao destino de Laika.




Contudo, em 2002, no Congresso Mundial do Espaço realizado em Houston, Texas (EUA), o cientista espacial soviético reformado (aposentado do exército) que atuou no projeto Sputnik 2 Dimitri Malashenkov, revelou que o cão morreu poucas horas depois do lançamento devido a estresse e superaquecimento causado por um defeito no sistema de controle de temperatura.


Após cinco meses de orbitando a Terra, Sputnik II retornou em 04 de abril de 1958. Ao entrar novamente na atmosfera, entrou em combustão e desintegrou-se, bem como o os restos mortais da cosmonauta canina.


Embora Laika tenha morrido tragicamente, a experiência permitiu que, em 1961, a URSS enviasse o primeiro homem da história ao espaço. No dia 12 de abril, Yuri Gagarin orbitou ao redor da Terra durante 90 minutos, retornando ao solo em segurança.


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page