top of page

QUAL A ORIGEM DA SUÁSTICA?

Um símbolo carregado de uma memória triste que marcou o século XX pelas atrocidades que aconteceram na Alemanha Nazista. Essa seria a primeira definição que alguém, com poucos conhecimentos históricos, ofereceria no momento que visse o célebre escudo que um dia estampou a bandeira alemã. Entretanto, poucos conhecem a trajetória da suástica, um antigo símbolo que teve os mais diferentes significados ao longo do tempo.

Estudos apontam que o símbolo da suástica, também conhecido pelo nome de “cruz gamada”, apareceu há mais de 3000 anos em algumas moedas utilizadas na antiga Mesopotâmia. Além disso, diversas outras antigas civilizações – como os índios navajos e os maias – também registraram essa mesma marca em artefatos de sua cultura material. A primeira significação definida da suástica surgiu entre os praticantes do hinduísmo

 

“Um ponto que poucas pessoas sabem, entretanto, é que não foram os seguidores de Hitler que criaram este símbolo, mas sim se aproveitaram de uma verdadeira herança da antiguidade, cujo significado é discutido até hoje”.

Sérgio Pereira Couto autor do livro Dossiê Hitler

 

A explicação para a adoção da suástica ao nazismo estaria ligada a erros de interpretações do arqueólogo alemão Heinrich Schliemann. Ao coordenar uma pesquisa, no final do século XIX, onde presumidamente haveria sido construída a cidade de Tróia. Ele teria descoberto em escavações vários artefatos contendo suásticas semelhantes a outras que ele havia encontrado nas proximidades do Rio Oder, na Alemanha. O estudioso, então, presumiu, equivocadamente, que havia algum elo entre os antigos povos gregos e os teutões, que primeiramente ocuparam a Alemanha.





Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page